top of page

IRÃ

Como é bom poder ver mulheres iranianas nos estádios da Rússia. Isso, porque, em seu país, elas não dispõem do direito de acompanhar jogos em estádios e ginásios, além de outros direitos, políticos, civis, sociais, econômicos etc, os quais as mulheres ainda não têm a liberdade de praticar. Porém a tendência, é de rápida mudança.

Essa proibição está baseada na religião islâmica, a qual consiste, dentre muitos itens, na igualdade entre homens e mulheres, mas somente espiritual.

Os fatos já estão sendo estudados pela cúpula do Irã, como em março, que houve um encontro entre o presidente do país, Hassan Rouhani e o presidente da FIFA, Gianni Infantino, onde Rouhani prometeu que as mulheres logo poderão ir aos jogos nos estádios.

Citadas anteriormente, as torcedoras na Copa, só estão vendo sua seleção, graças a uma belíssima atuação da equipe nas eliminatórias asiáticas, sendo a terceira equipe a garantir sua vaga, atrás do Brasil e da anfitriã.

Em sua quinta participação em mundiais, os iranianos tentaram a inédita classificação para a fase de grupos, porém o sorteio não foi muito amigável, e os deixaram frente a frente com a já campeã Espanha, a atual campeã europeia Portugal e o Marrocos.

Na estreia, os comandados de Carlos Queiroz, sofreram diante dos africanos, mas com a ajuda de seu goleiro, Beiranvand, que tem uma incrível história de superação e hoje realiza seu sonho, além de já estar no radar de grandes equipes do futebol mundial, e com o auxílio do adversário, Bouhaddouz, o qual fez um gol contra no último lance da partida, o Irã, levava três pontos importantíssimos para a sequência da competição.

Na segunda partida, frente a Espanha, armaram uma retranca que quase funcionou, porém com um gol de sorte de Diego Costa, viam sua ambição ficar um pouco mais distante.

Último jogo, Cristiano Ronaldo e companhia pela frente, briga pela classificação a cada minuto, e após um gol de trivela, faltas, árbitro de vídeo, cotoveladas, confusão, pênalti perdido, pênalti convertido, e emoção até o final, a valente seleção iraniana, se despedia, aos prantos, da Copa do Mundo de 2018.

© 2018 por Rodrigo Santos Bogajo. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
bottom of page