Zabivaka, mascote da Copa do Mundo da Rússia, é um lobo antropomórfico, ou seja, um lobo que apresenta características humanas, juntamente de suas raízes de lobo siberiano, um importante predador.
Após um questionamento on-line, a FIFA definiu que a mascote oficial seria escolhida entre um tigre, um lobo siberiano e um gato, e a partir disso estudantes de design foram incentivados a apresentarem projetos que seriam exibidos para votação. Anunciado pelo Ronaldo Fenômeno, a ganhadora foi a estudante de design Ekaterina Bocharova, com o carismático Zabivaka, que levou mais da metade dos votos, 53 %, na briga com um tigre, 27%, e um gato, 20%.
ZABIVAKA

O lobo vem acrescentar a lista de mascotes que está em exibição desde o leão Willie em 1966, na Inglaterra, variando entre animais, humanos, personalidades “diferentes”, como Kaz, Ato e Nik, em 2002, no Japão e até peças de Lego, que formaram a mascote Ciao em 1990, na Itália.
Seu nome significa “aquele que marca o gol” em Russo, e ele chega com um papel muito importante para a competição, dito pelo presidente do Comité Organizador Local da FIFA, Vitaly Mutko:
"O seu papel vai muito além de ser simplesmente popular entre os espectadores. A mascote é responsável por inspirar os adeptos, envolvendo a população no futebol e convidando-os a ir aos estádios, a fim de experimentar emoções positivas e memoráveis."
É a grande atração das lojas revendedoras de produtos oficiais do torneio, seus bonecos, camisetas com sua estampa e acessórios são altamente procurados.
Sua trajetória já o colocou como personagem de histórias infantis e protagonista de um dos desenhos animados mais conhecidos do país.