top of page

NÃO CLASSIFICADOS

A cada quatro anos o ciclo da Copa do Mundo se reinicia e, ao término de uma, as seleções voltam sua atenção para as eliminatórias de seus respectivos continentes.

A Europa é o continente que dispõe do maior número de ingressantes numa Copa, devido à sua tradição e quantidade de delegações capazes de apresentar uma competitividade decente, porém concomitantemente a esse fator, ela se torna uma das, se não, a eliminatória mais disputada do mundo. Dividida entre nove grupos contendo seis seleções cada, onde todos os primeiros colocados se classificam diretamente e os oito melhores segundos colocados vão para a repescagem, da qual, os quatro vencedores de seus confrontos também carimbam seu passaporte para o mundial.

Na América do Sul, trata-se de um único grupo com dez seleções, todas jogando contra todas duas vezes, uma vez em cada país. Após as temporadas de confrontos, as quatro primeiras se classificam diretamente e a quinta colocada disputa a repescagem mundial.

E na CONCACAF(Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), a disputa está atualmente dividida em cinco fases, sendo as três primeiras de confrontos mata-mata sorteados do 7° ao 35° colocado no ranking da FIFA, na qual, a primeira fase dispõe de sete confrontos ida e volta, a segunda com dez e a terceira com seis. As seleções que passaram da terceira fase se juntam às seis melhores ranqueadas formando três grupos de quatro integrantes, onde os dois primeiros de cada vão para a última e derradeira fase, o hexagonal final. Dele saem três classificados e o quarto colocado para a disputa da repescagem mundial.

Além das outras eliminatórias, da Oceania, a africana e a asiática, que curiosamente desde 2006 tem a participação da Austrália em seus jogos, devido à uma reivindicação, aceita unanimemente pelos integrantes asiáticos, de uma maior competitividade para a progressão do futebol australiano que não teria condições de se desenvolver da forma que gostaria na Oceania.

E por que eu fiz essa breve explicação? Resposta: Para além de informar, explanar que, mesmo algumas eliminatórias sendo mais fáceis do que outras, elas, às vezes, nos reservam surpresas. E nas classificatórias para 2018, tivemos quatro imprevistos, que foram às não classificações da Itália, Holanda, Chile e EUA. 

Para entender mais sobre elas, vá até o menu ou clique em suas respectivas bandeiras!

© 2018 por Rodrigo Santos Bogajo. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
bottom of page